terça-feira, 18 de maio de 2010

Curtas do 11 de Setembro - CHILE e EUA


-->
O atentado de 11 de setembro foi o fato mais marcante da minha geração. Foi o fato mais trágico que me recordo nos meus 20 e poucos anos. Lembro-me muito bem do exato momento em que meu irmão me falou sobre o ocorrido. Eu estava voltando da escola para casa, quando meu irmão perguntou:
- E aí? Ficou sabendo dos aviões nas torres gêmeas?
- Que torres?
- Nos Estados Unidos, um ataque terrorista, sô!
- Ah, pára de brincadeira!.
- Não cara, é sério. Parece que foi um ataque terrorista aos EUA. O avião bateu em uma das torres e explodiu.
- Que isso! Deve ter sido acidente, não é possível.
Recordo que esse breve diálogo aconteceu dentro do carro enquanto estávamos parados no semáforo do cruzamento entre Av. do Contorno e Av. Olegário Maciel, em frente ao Unibanco. Não sei por que me lembro desses detalhes, mas parece que meu cérebro deu um print screen naquele momento.
As manchetes dos jornais, noticiários, blogs, abordaram o assunto durante semanas e meses seguintes. Ainda hoje o fato é sempre lembrado. Era impossível não saber do fato. Acho que foi a notícia com mais contexto internacional que eu observei. Era um tal de Osama Bin Laden, Al Qaeda, Oriente Médio, Terrorismo pra lá Terrorismo pra cá, Homem Bomba e etc ...
Enfim, diferente da maioria das manchetes, essa eu nunca esqueci, principalmente depois de ver o documentário chamado Curtas do 11 de Setembro, que foi passado numa terça feira 11 de setembro de 2007, em uma aula de História.
Mas qual a relação entre 11 de setembro nos EUA e o 11 de setembro no Chile ? A resposta esta nesse documentário...

MAPA DAS DITADURAS